O primeiro ano é o período em que mais se cresce durante toda a vida. Em todos os meses surgem novas competências e capacidades por parte do bebé, tanto a nível motor, como sensorial e social.

 

Após o primeiro ano, a velocidade de crescimento do seu bebé diminui drasticamente.

 

Por este motivo, as necessidades nutricionais nos 2º e 3º anos de vida diminuem. Desta forma, poderá ocorrer um desinteresse pela comida, perda de apetite e a consequente redução da ingestão alimentar. Muitas vezes, os pais e cuidadores interpretam estes comportamentos como sendo algo patológico, mas na realidade são expectáveis e fisiológicos.

 

O crescimento ocorre “em degraus”, ou seja, não é constante, o que se pode refletir em frequentes variações do apetite, normais nesta idade.

 

E em relação ao comportamento, o que podemos esperar?

 

Nesta faixa etária também se destaca o crescente desejo de afirmação e a estruturação da personalidade, características que devem ser aproveitadas para desenvolver a autonomia da criança, a aprendizagem e o cumprimento de regras.

 

É importante referir que as crianças não são todas iguais, cada uma tem o seu padrão de crescimento, pelo que não devem ser comparadas. A oferta alimentar deve ser adequada, respeitando sempre os sinais de saciedade e o apetite da criança, oferecendo refeições completas, variadas e de qualidade.

Share